RH +

Conheça as 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil

A consultoria Great Place to Work revelou, na última segunda-feira (15), os resultados da 15ª edição das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil. A pesquisa tem como objetivo reconhecer as empresas onde os integrantes confiam nas pessoas com que trabalham, têm orgulho do que fazem e gostam do seus colegas de trabalho.

Na categoria grandes e multinacionais, a primeira colocação é ocupada, pela segunda vez consecutiva, pelo Google. Em seguida, aparecem a Caterpillar Brasil e a Kimberly-Clark.

Segundo a gerente de Marketing da Great Place to Work Brasil, Viviane Rocha, estas empresas se destacaram tanto na análise que é realizada pelos funcionários, que corresponde a 67% dos 100 pontos totais, intitulada como Index (Índice de Confiança), como no Culture Audit, que analisa as práticas culturais descritas em um questionário que é respondido pelo empregador.

PráticasNo Google, uma das práticas positivas está relacionada à contratação. “A empresa se preocupa em contratar pessoas que se identificam com a cultura. Isso é bom tanto para a empresa como para os profissionais”.

Já na Caterpillar Brasil os funcionários apontaram a prática de inspirar, em que a missão da empresa motiva e inspira seus colaboradores, enquanto na Kimberly-Clark o destaque foi a prática dos líderes que desenvolvem seus funcionários, tanto na vida pessoal como na profissional.

Ranking
Confira abaixo as 25 empresas que foram consideradas as melhores empresas para trabalhar no Brasil:


25 Melhores Empresas para Trabalhar 



Google
Caterpillar Brasil
Kimberly-Clark
Laboratório Sabin de Análises Clínicas
Gazin
Magazine Luiza
SAS
Ticket
JW Marriott Rio de Janeiro
10ªAccor
11ªVolvo
12ªMicrosoft
13ªLosango
14ªBoehringer Ingelheim
15ªDuke Energy Brasil
16ªChemtech
17ªCoca-Cola Recofarma
18ªEmbraer
19ªElektro
20ªNovozymes
21ªPromon
22ªVivo
23ªThyssenKrupp Bilstein Brasil
24ªGVT
25ªCisco

Médias e pequenasNeste ano, o estudo também revelou as melhores empresas para trabalhar na categoria médias e pequenas. Viviane explicou que a nova categoria atendeu a solicitação das empresas de menor porte, que se interessavam em participar do prêmio. "Qualquer empresa, de qualquer tamanho, pode ser o melhor lugar para trabalhar".

Nesta categoria, a primeira colocação é ocupada pela Radix, seguida pela Zanzini Móveis, Pormade Portas, Sama e Consórcio Luiza. 

 

Fonte: www.administradores.com.br


 

EXISTE DIFERENÇA ENTRE RECURSOS HUMANOS E DEPARTAMENTO PESSOAL?

Existe sim, e há uma grande distinção entre eles.
Isto é ensinado nos cursos Tecnológicos Superiores em Recursos Humanos.

O RH (Recursos Humanos, hoje chamado de  Área de Gestão Pessoas, Desenvolvimento Humano, Talentos Humanos, e por ai vai...) é o que se responsabiliza pela seleção, treinamento, cargos e salários, avaliação de sempenho e clima organizacional. Isto é, verificam se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa, realizando os processos seletivos nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras, treinamenos e trabalhos voltados paras as relações sócio-afetivas dos funcionários. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa.
Já o DP (departamento pessoal), é responsável pela parte administrativa (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.
Conforme o porte da empresa essas duas áreas não são tão fáceis de distinguir, pois pelo número reduzido de funcionários no setor, muitas vezes o profissional acaba por desenvolver as 2 funções. 
As empresas menores tem o costume de terceirizar estes dois departamentos. Normalmento o DP é feito por um escritório de Contabilidade, já o de RH é feito por Agências de Empregos. 


Fonte: Núcleo de Recursos Humanos Facnopar